Comunicar

A | A

Comunicar, precisa-se…

Assistimos hoje em dia a um diagnóstico cada vez mais precoce no âmbito das Perturbações do Espectro do Autismo, e com este a procura de terapias e formas de estímulo diversas que possam proporcionar à criança um desenvolvimento harmonioso.

No âmbito de um sem fim de terapias hoje em dia à disposição, encontramos a terapia da fala, área com um foco de grande ansiedade, pela expectativa dos pais face à comunicação. De facto, no período em que crianças da mesma idade se tornam comunicadores competentes, “os nossos meninos” parecem não manifestar o mesmo interesse em desenvolver este tipo de competências.

Na verdade, conseguem desde cedo evidenciar uma independência e autonomia invulgares. Usam cadeiras para chegar a pontos altos, abrem torneiras e frigoríficos… e não pedem ajuda. Por este motivo, muitas vezes é necessário alterar o meio, provocar a necessidade de comunicar. Não satisfazer as necessidades que a criança tem, sem que esta as manifeste, não permitir que resolva sozinha algumas situações, para que nos faça pedidos, entre outras estratégias que irão com o tempo consolidar a intenção comunicativa da criança e o seu prazer e interesse na interacção com o outro em termos de comunicação.

Na terapia da fala alguns recursos são colocados à disposição das famílias e de todos os que contactam com a criança, para que haja um esforço comum para a comunicação. Porque comunicar precisa-se…

Por Sara Ferreira (Terapeuta da Fala)

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *