Inside Vision – Uma experiência inesquecível
Para mim como pai de um adolescente autista foi uma oportunidade privilegiada de contactar dois autistas adultos, com grande autonomia e desempenho, com espírito curioso e irrequieto. Adultos que nos deram pistas e elementos concretos de trabalho. Por exemplo nas tutórias o Martyn defendeu que só funcionarão bem se as duas partes tiverem direitos e deveres equilibrados.
Uma possibilidade de “olhar para dentro” do autismo, falado e sentido na primeira pessoa.
A dificuldade em consciencializar que dois jovens aparentemente tão autónomos têm necessidade de um “fio de terra”, uma estruturação do onde, como e quando. A percepção de que o imprevisto, o não planeado os desconforta e descontrola.
Uma palavra especial para o Martyn e a sua saudável obsessão pela Interlingua, a qual nos permitiu uma comunicação sem barreiras, uma comunicação entre o amante daquela ferramenta linguística e um latino com gosto pela origem das palavras.
Obrigado Kalen e Martyn. Foi um prazer estar convosco e espero que possam renovar a visita a Viseu, à APPDA V. Se esta pequena nota servir de estímulo a que mais jovens, pais e amigos possam partilhar as vossas experiências darei por bem empregue estes rabiscos.
Vítor Domingues (Pai de Autista com 16 anos)