Nem para estafeta me quiseram

A | A

Sou um jovem Asperger, tenho características diversas algo diferentes dos Neurotípicos. Há factores críticos de “sucesso” quanto á performance e ao nível de trabalho que me favorecem.

Já trabalhei em diversas Entidades. Numa Câmara Municipal, numa Empresa Familiar de Distribuição de Ultracongelados e também fui empregado de armazém. No caso do Serviço Público, não entendo porque em tantos anos de trabalho nunca se tivesse mantido um arquivo em ordem e em contrapartida, se demora tanto tempo a falar daquilo que não interessa. Posso afirmar que num mês estudei a fundo todas as matérias do POCAL, li toda a Legislação anexa, fiz todos os exercícios com e sem consulta. Nos meses seguintes, organizei todo o arquivo, numerando pastas de fornecedores uma por uma, cruzando toda a informação dos dados de todos os fornecedores e categoria do Produto/Serviço/Empreitada em tabelas de Excel e Access e resolvi todos os exercícios de um Livro de Matemática Financeira, um livro de mais de 500 páginas. Ainda ia aos bancos fazer depósitos, aos gabinetes entregar documentos em tempo recorde, fazendo também trabalho de estafeta e sendo “pau para toda a colher”. Não tive tempos mortos nem os procurei sequer. Disponibilizei toda a informação que trabalhei a toda a gente.

Após o arquivo organizado, deu para encontrar todo e qualquer documento em menos de 5 minutos, foi agilizado o serviço de um lado e emperrado do outro, não havia capacidade de resposta para tanta agilização nem todas as facturas eram pagas, por falta de verba. Não comento em que gastaram o dinheiro, não vale a pena…! Mais tarde mesmo assim se queixavam, não encontro as coisas! Não colocavam as capas em ordem Numérica!!!! Pudera!

No final do estágio, nem gratuitamente quiseram meus préstimos e me mandaram embora, alegaram falta de verba, por ser Licenciado. Preferia ganhar o salário mínimo do que morrer á fome!! No entanto outros entraram em Concurso Público para estafetas, mais outro estafeta? Para quem disse que me avisava de Concurso Público, nem para estafeta me quiseram?!! Tanta gente de traseiro estático que sempre há vaga para mais estafetas. Que política ridícula!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Quem está no poder, ocupa o cargo e não precisa de testes psicotécnicos. Pessoas que já provaram que são capazes, estão sempre a fazer testes de aptidão em novas entrevistas de emprego!

Em tempos acreditei que quem trabalha sempre é recompensado pelo que faz, no entanto se vê tanta imbecilidade premiada e tanta gente produtiva prejudicada, invejada e alvo de má criação.   Não espero que o mundo seja mais justo, apenas me estou a auto organizar tirando um curso de Engenharia Mecânica onde o meu perfil de rigor e de lógica se encaixa muito melhor que em Gestão.

 

Por Alexandre Brito (Jovem adulto com Síndrome de Asperger)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *