2 de Abril – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Posted on Abr 5, 2011

A | A

A APPDA Viseu aceitou o convite feito pela Federação Portuguesa do Autismo e pelo “Autismo Europa “para se aliar às Comemorações   Dia Mundial de Consciencialização do Autismo e  organizou um grande leque de actividades no passado Sábado, dia 2 de Abril,  no Rossio de Viseu.

As variadas actuações  musicais foram do agrado de todos  mas  destacamos em especial a actuação de  dois dos nossos jovens ; João Dias no acordeão  e Filipe Domingues no Piano  seguidos da  actuação do “Coro” da APPDA-Viseu.

Os adultos contribuíram vindo vestidos de azul e efectuando diversas compras desde produtos naturais a “comes e bebes”, velas azuis e livros sobre o Autismo e sobre as Aldeias Históricas de Portugal do “Olho de Turista”, cuja lucro reverte para financiar as actividades da APPDA Viseu.

Sete Municípios foram parceiros na campanha “Acenda uma Luz Azul pelo Autismo” e iluminaram e colocaram faixa nos seus edifícios na noite de 1 para 2 de Abril. Os edificios que se iluminaram a favor da Consciencialização do Autismo foram: Câmara Municipal em Viseu; Câmara Municipal em Armamar; Câmara Municipal em Resende; Câmara Municipal em Lamego; Edifício dos Paços do Concelho em Nelas; Monumento dos Combatentes da Grande Guerra em Tondela e Rotunda  dos Prazeres em Mangualde.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu agradeceu o trabalho público e em prol do bem-estar colectivo, levado a cabo pela APPDA Viseu e referiu que   ficou satisfeito por estar a colaborar para um “Viseu Inclusivo”,  de todos e para todos.  Na qualidade de Presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas enalteceu o apoio público demonstrado pelas várias autarquias do distrito, dizendo que foi uma boa opção pedir o seu apoio, visto que se trata do poder visível e próximo dos cidadãos e da sua realidade e problemas.

A presidente da APPDA-V , Prazeres Domingues e  o presidente da  Universidade Sénior  de Viseu e sócio da APPDA-V , José Augusto   agradeceram a presença e a colaboração dos representantes do Governo Civil (Dra. Mónica) da Câmara de Tondela (Dra. Célia Fragosa) , da Assembleia Municipal de Viseu (Enfermeiro António Dias) e da Junta de freguesia de Abraveses (Sr. Urbano Lopes) assim como dos muitos e muitos  voluntários que mais uma vez colaboraram com a Associação.

A todos os que colaboraram e a nós se juntaram  nosso Bem-haja.


3 Comments

  1. Parabéns APPDA é bom verificar que alguém “veste a camisola” com alma e coração.
    Tenho na família um sobrinho diagnosticado como Síndrome de Asperger e posso garantir que o assunto é tratado como tabu ou pior como segredo de Estado, ninguém na própria família pode abordar o assunto. Acho que o meu querido sobrinho vai ser o mais prejudicado com esta postura dos pais. Passei pelo Rossio e adorei o que vi, pais e crianças brincando e convivendo uns com os outros. Grande calor humano irradiava das vossas actividades
    Gosto muito do vosso site e vou tornar-me sócia.

  2. A Viriatuna vem por este meio dar os parabéns a esta grande iniciativa da APPDA Viseu, e agradecer deste já o convite para participar nesta comemoração…..É de louvar tais iniciativas….
    Sempre disponíveis para colaborar e novamente parabéns.

    • Wait, I cannot fathom it being so srtaightofwrard.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *